Como lidar com uma "adolescente" de 2 anos de idade?!

Oi pessoal!
Tudo bem?

Por aqui td indo... a partir de agora estarei um pouco mais ausente por aqui mas prometo aparecer sempre que der (marido trocou de emprego e tive que assumir várias obrigações dele em casa, mudanças no quarto da Alice que ainda estão se ajustando a adaptação do sono dela, meus últimos dias de férias e um moooonte de coisas pra por em dia... enfim, espero que esteja justificada rs)

Mas vamos falar do título? Dessa "linda" (#sqn) fase em que minha pequena se encontra...

Acredito que td mãe ou futura mãe já ouviu falar no "Terrible Two", a "crise" de comportamento que as crianças podem passar com 2 anos de idade. Mas eu creio que nenhuma mãe SABE realmente o que é essa fase até passar por ela.

Alice está com quase 2 anos e 2 meses e assim que completou 2 (na vdd um pouco antes) mudou completamente seu comportamento. Se eu pudesse resumir em uma palavra seria: Socorro!!! Kkkk

Ela nunca foi um bebê tranquilo e comportado, isso é fato. Mas mesmo geniosa e cheia de personalidade nada se assemelha a agora.

Do dia pra noite ela passou a achar que é moça, que é independente, e só faz o que quer. Quer vestir a roupa sozinha, escovar os dentes sozinha e não aceita ajuda e também não consegue fazer sozinha, aí já viu o escândalo né?

E pense no escândalo! Por tudo e qualquer coisa!

Ela quer rasbicar a parede? Não pode! Choro, grito e escândalo. Ela quer bala antes do almoço? Não pode! Choro, grito e escândalo. Ela quer subir em cima da mesa de vidro? Não pode! Choro, grito e escândalo. Tá o maior sol lá fora mas ela quer chuva? Não tem como! Choro, grito e escândalo. Tá no meio do shopping/mercado e ela quer aquele produto caro e nada a ver? Não vai ganhar! Choro, grito e escândalo.

Será que deu pra ter uma mínima idéia do que estou falando?! rs

Claro que essa crise tem toda uma explicação psicológica e física que vc encontra a rodo por aí na net, mas aqui estou falando da parte prática. Do que estamos enfrentando e de como lidar.

Na verdade eu ainda não sei bem lidar com isso! rs na maioria das vezes acabo surtando, estressadissima, sou humana ué! Aqueles momentos que você acha que já chegou ao limite, que acaba gritando, chorando? Quem nunca? 

Mas já percebi que isso é bem pior. Quando consigo manter a calma (o que é MEGA difícil!), respirar fundo e simplesmente ignorá-la (já que na maioria das vezes explicar porque disse não para ela, não funciona) passa mais rápido.

O que tem funcionada aqui também é o castigo.  Muita gente é contra e blá blá blá mas aqui tem sido positivo. Alice recebe 2 avisos pata parar de se comportar mal e já sabe que no terceiro terá castigo, então mtas vezes só os avisos já funcionam.
Caso seja necessário, levo ela pro quarto e peço pra sair só qdo estiver calma e pronta pra pedir desculpas. Sei que ela é novinha, mas juro que ela entende!

Ai ai e assim vamos levando, birras após birras, na esperança desse "Terrible two" passar logo e chegarmos ao "Sweet Three" haha... posso sonhar?

E aí, como estão as coisas por aí? Tamos juntas, amiga?
Alguma mamãe pra me dizer que isso passa logo? Kkkk

Bjos e fiquem com Deus!

Alice, 2 anos, estudante, mini-adulta, prazer! :)

5 comentários :

  1. Minha reação após ler este post: MEDO
    Lembre que a minha é gemea da sua, um espelho que reflexo em atraso heheh
    Tive que pesquisar sobre Sweet Three hehe

    Bjks
    http://trajetoriadeumamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito MEDO ...rsrs
    Sei que muita gente deve passar por isso..!

    ResponderExcluir
  3. É, os terrible two chegam com mais força em alguma crianças. Por aqui, o que funciona mesmo é o ignorar (claro, se não houver nenhum perigo iminente). Tipo, se jogou no chão porque não quer usar a roupa que eu escolhi. Fica lá. Agora quando a birra é fisiológica, tipo sono ou fome, a gente corre e atende imediatamente.
    Mas te confesso que aqui em casa o pai me dá de 10 a 0 no quesito paciência. Eu preciso contar até mil! E quando eu sinto que vou explodir, saio de junto, procurando ele com o olhar pedindo "me socorre!".
    Vai passar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Primeiro eu explico, depois eu tento acalmar e se não der certo eu ignoro. Geralmente ele vem e pede desculpas porque odeia ser ignorado.
    Mas já está bem mais controlado. O bicho pega mais quando ele está com sono, fora isso é fácil levar.

    ResponderExcluir
  5. E nós mamães temos que aprender a educar com amor e ao mesmo tempo ser braço firme rs...

    ResponderExcluir