O desfralde!

Oi pessoal? Todos bem?

Vamos falar sobre desfralde?! (Então senta que o post é longo rs)

Logo após 1 ano e meio mais ou menos Alice começou a dar vários sinais de que estava pronta para o desfralde (arrancava a fralda, se escondia pra fazer cocô, avisava que tinha feito xixi ou cocô na fralda, pedia pra sentar no vaso qdo me via usando rs) mas sempre tive decidido que eu esperaria ela completar 2 anos (por julgar que seria a idade que ela entenderia o processo), que fosse em época de calor (já que ela ficaria mto tempo só de calcinha por ser mais fácil tirar) e que eu teria que estar de férias (pra ter td atenção e esforço voltados só para isso) por isso mesmo ela dando sinais resolvi esperar.

Assim que ela fez 2 anos (06/12) as tias da escola me perguntaram se poderiam começar a desfralda-la pelo menos um período no dia, eu concordei.
Nos primeiros dias voltavam mtas calcinhas sujas mas com o passar do tempo voltavam cada vez menos.

No dia 18/12 nós duas entramos de férias e no dia seguinte iniciamos oficialmente o processo. Em poucos dias ela não tinha mais escapes, passava o dia td de calcinha (só punha pra dormir de dia e de noite), já pedia normalmente pra fazer xixi. Logo no Natal já começamos a sair com ela só de calcinha e não tivemos nenhum problema tb.

Hj, dia 11/01 , ela está parcialmente desfraldada. Parcialmente pq estamos tendo problemas com o cocô. Por mais que eu tenha tentado tds as ideias e possibilidades ela ainda não faz o cocô nem no troninho e nem diretamente no vaso. No início ela segurava até fazer na calcinha agora já aprendeu a fazer na fralda que coloco a noite, antes de dormir. Sem neuras, já acho que com o xixi foi tão rápido e tranquilo, com o cocô vou insistindo, no tempo dela.

Essa é a experiência que tive/estou tendo com o desfralde, por isso trouxe algumas dicas que podem ser úteis as mamães que passarão por isso.

-Leia mto sobre o assunto, pesquise, se informe. Mas não confie nesses "X passos pra desfraldar em x dias" que vc encontra por aí. Desfralde não tem "receita de bolo" pq cada bebê vai reagir de forma diferente. Por isso não se decepcione, nem se desespere se seu bebê se mostrar resistente e demorar mais do que o bebê de fulana ou ciclana. Seu bebê VAI desfraldar no tempo dele.

-Espere pelos sinais do seu filho. Não pense "ah mas ele já está passando da idade" sendo que não demonstra estar pronto.

 -Tenha opções para seu bebê. Aqui comprei o troninho de chão e o redutor de vaso. Sinceramente acho besteira investir nesses itens que sejam caros, cheios de frufrus e tal (minha opinião) Aqui o troninho custou 14,00 e o redutor 9,00. Desde o início Alice preferiu o redutor, opção dela.

A nova decoração do banheiro haha *-*


- Use de muita brincadeira e diversão na hora de usar troninho/vaso leve uma boneca junto e peça pra ela explicar pra boneca como se faz xixi, leve livrinhos sobre desfralde para o banheiro, invente musiquinhas malucas, eu cantava "sai xixi, xixi da Lili" kkkkk e assim por diante.

-Invista em calcinhas ou cuecas que lhe agradem, coloridas, com figuras que a criança curta, será um atrativo a mais. (Ahhh e compre mtas! No início só fazem sujá-las rs)

-Faça mta festa qdo o bebê fizer xixi no lugar certo, bata palmas, dê os parabéns, abrace! Da mesma forma que não brigue e não fique nervosa qdo ele fizer na calcinha/cueca, só explique que da próxima vez faça no local certo.

-Lembre-se de ensinar a dar descarga - Você pode começar com um período por dia (tipo só de manhã ou só a tarde) mas tenha regularidade. O bebê tem que entender as horas que vai usar calcinha/cueca e as horas que vai usar fraldas (principalmente se como eu, optar por colocar só pra dormir)

-Converse mto com seu filho, acredite ele entende. No início explique td hora que ele já é grande que precisa avisar antes de fazer as necessidades, assim que sentir vontade e tal.

-Provavelmente no início seu filho não vai se lembrar de pedir para ir ao banheiro, então leve-o de tempo em tempo (nos primeiros dias ia de 15 em 15 minutos, na segunda semana já passei de meia em meia hora, punha até o celular despertar pra não esquecer rs).

- E paciência, MTA paciência! Não é fácil, pode ser frustrante no começo, mas é um processo necessário.

Não desista e boa sorte!!!

Se vc já passou por isso, me conte como foi! Se ainda vai passar, depois volte pra me contar o que funcionou pra vc!

13 comentários :

  1. Vai ter que esperar sentada o desfralde da Mahara hehe... vai demorar ainda kkk

    É dificil, mas ao mesmo tempo gratificante né...

    Lili ficando mocinha ...

    Bjks

    http://trajetoriadeumamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aqui está sendo um drama de novela mexicana !
    Mas um dia eu consigo, adorei as dicas!

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Larissa adorei o post! Super completo!!
    Sou professora de educação infantil e acho que você fez muito bem em fazer isso nas suas férias, pois teve mais tempo pra se dedicar a isso!
    Nós, que somos professoras, sabemos como esse processo de desfralde é difícil!!
    E é isso aí...agora esperar o tempo dela pro cocô!!
    Bjs!

    http://www.donnamariquinha.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Lili mocinha da tia, babando aqui!
    Amiga esse post super me ajudou viu, aqui Gu começou a dar os primeiros sinais, já comprei o troninho e estou atras do redutor, mais ta o olho da cara!
    Como ele é pitico ainda não tenho forçado, mais ele as vezes pede pra sentar na bacia ou troninho, mais não faz nada hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Lá em casa também já temos sinais de que está na hora. Mas como ela está de férias da escola (não pode me ajudar) e eu continuo trabalhando, só aos finais de semana estamos deixando a bebéia de calcinha. E é uma farra a cada xixi no lugar certo! Cocô tá mais difícil mesmo... Mas a gente chega lá!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ahh, tem que fazer festa quando eles acertam mesmo rsrs.....cantar musiquinhas, dar tchau pro cocô, essas coisas, né?? vejo pelo meu sobrinho, quando foi a época dele largar a fralda rsrs...
    Ahhh, ficou sabendo que eu vou ter uma sobrinha chamada Alice??? =)

    beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu decidi esperar mais um pouquinho. Não está na hora dele, então vou deixá-lo escolher seu momento ou vai acabar estressante para nós dois.
    As cuequinhas vão por cima da fralda, por enquanto.

    ResponderExcluir
  8. Aqui estou tentando tbm mas acho que ainda não é a hora oficial ele já fez coco várias vezes na privada mas xixi nunca consegui vou aguardando até ele me da mais sinais que está pronto!

    ResponderExcluir
  9. Aqui estou tentando tbm mas acho que ainda não é a hora oficial ele já fez coco várias vezes na privada mas xixi nunca consegui vou aguardando até ele me da mais sinais que está pronto!

    ResponderExcluir
  10. Minha pequena, apesar de já estar com 2 anos e 2 meses, ainda não dá sinais de que vou conseguir desfraldar logo. Em outubro, pouco antes de completar 2 anos, ela começou a avisar assim que fazia cocô e eu, animada, corri na Havan e comprei um troninho para aproveitar o fim de semana para treinar: no domingo ela acordou, eu tirei a fralda, deixei de calcinha e expliquei sobre o troninho, que era pra ela avisar. Dei bastante líquido e levava com frequência para o troninho, sentava na privada e mostrava, mas nada deu certo. Umas 5 horas depois ela soltou o primeiro xixi no chão da sala, e a urina estava bem escura e com cheiro forte, sinal de que tinha segurado muito. Resolvi esperar e logo após esse episódio ela retrocedeu, pois nem avisa mais quando faz cocô. Mas o troninho segue firme e forte no banheiro, eu sempre pergunto se ela quer usar. Às vezes até tira a fralda sozinha e senta nele, mas não sai nada. Falei com a pediatra e ela disse que deve ser no tempo dela, que não preciso ficar preocupada que não está atrasada. Agora vou observar seus sinais e torcer para que seja logo, porque o $ da fralda pesa e poderia ser melhor aproveitado para leite e roupas, por exemplo.

    Parabéns pelo desfralde da Lili!

    ResponderExcluir
  11. Minha pequena, apesar de já estar com 2 anos e 2 meses, ainda não dá sinais de que vou conseguir desfraldar logo. Em outubro, pouco antes de completar 2 anos, ela começou a avisar assim que fazia cocô e eu, animada, corri na Havan e comprei um troninho para aproveitar o fim de semana para treinar: no domingo ela acordou, eu tirei a fralda, deixei de calcinha e expliquei sobre o troninho, que era pra ela avisar. Dei bastante líquido e levava com frequência para o troninho, sentava na privada e mostrava, mas nada deu certo. Umas 5 horas depois ela soltou o primeiro xixi no chão da sala, e a urina estava bem escura e com cheiro forte, sinal de que tinha segurado muito. Resolvi esperar e logo após esse episódio ela retrocedeu, pois nem avisa mais quando faz cocô. Mas o troninho segue firme e forte no banheiro, eu sempre pergunto se ela quer usar. Às vezes até tira a fralda sozinha e senta nele, mas não sai nada. Falei com a pediatra e ela disse que deve ser no tempo dela, que não preciso ficar preocupada que não está atrasada. Agora vou observar seus sinais e torcer para que seja logo, porque o $ da fralda pesa e poderia ser melhor aproveitado para leite e roupas, por exemplo.

    Parabéns pelo desfralde da Lili!

    ResponderExcluir