Intolerância à lactose

Oi, pessoal, td bem?

Há alguns posts atrás falei sobre a suspeita de intolerância de lactose na Alice. É importante usar o termo "suspeita" uma vez que para nós a intolerância está mais que comprovada pelas restrições que estamos fazendo, porém não temos o diagnóstico positivo já que ela não fez o exame (a pediatra dela não gosta mto de pedir exames invasivos ou receitar mtos medicamentos, então qdo surgiu nossa suspeita ela indicou testarmos trocar o leite e restringir a dieta dela, caso não tivéssemos resultado aí então faríamos o exame de sangue).

Mas vamos começar do começo né?

Alice sempre dormiu mal, e não estou falando apenas de acordar várias vezes para mamar, mas de um sono inquieto, mtas mexidas, resmungos...
Pra completar ela nunca fez cocô sólido até 1 ano mas como ela ainda mamava várias mamadeiras eu pensava ser normal.

Na consulta de 1 aninho eu desabafei pra pediatra, pedi ajuda, disse que não aguentava mais acordar a noite td, queria investigar. ..
Qdo mencionei o fato do cocô dela ser sempre mais para o mole do que o duro, ela já indicou trocarmos a fórmula que ela tomava na época pela sem lactose e vermos no que dava.

No primeiro dia Alice fez um cocô sólido! Eu me assustei! rs

Porém foi a única mudança, nada alterou no sono. Mas continuei tentando.

Na consulta de 1 ano e 2 meses, assim que a médica a pesou viu que ela tinha engordado beeeem acima da média (e ela sempre foi ruim pra engordar mas como sempre cresceu bem tb achávamos ser normal) e pra médica isso associado a mudança no cocô era mais que uma comprovação. Faltava só resolver a questão do sono.

A doutora então pediu que fizéssemos mais um teste: agora dando leite de soja pra ela e retirando todos os alimentos com lactose da dieta dela (iogurtes, queijo...)

Na primeira noite dela ela dormiu 5h seguidas! O.O

Embora descobrirmos uma restrição assim seja mto ruim, pelo menos descobrimos e agora podemos cuidar dela direitinho para que não tenha mais cólicas e gases.

O sono dela continua irregular mas ainda assim melhorou, na maior parte das noites acorda só uma vez pra mamar. Mas está um sono bem mais calmo e tranquilo.

E é isso meninas. Se vc acha que tem algo de errado com a saúde de seu filho (a) (mãe sempre sente né? rs) investigue! Por isso é importante ter um pediatra de confiança ao seu lado... caso não descubra nada, vc pode tranquilizar seu coração e se descobrir, pode procurar meios pra cuidar do bem-estar do seu pequeno (a).

Importante -> Existe uma diferença entre intolerância a lactose e alergia a proteína do leite (aplv). A aplv é mais sério e inspira mais cuidados, pra saber a diferença vou deixar esses links pra vcs.

http://www.alergiaaoleitedevaca.com.br/ http://brasil.babycenter.com/thread/4741/beb%C3%AAs-com-aplv-alergia-a-proteina-do-leite-de-vaca

2 comentários :

  1. Graças a Deus que descobriu isso ainda bebê, e não adulta como eu. E espero que o dela seja temporário.
    O ruim é restringir muitas coisas para ela, mas se acostuma néh...

    Bjks
    http://trajetoriadeumamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir