Sobre o que eu nunca contei pra vcs...

Oi, amigas, o post é bem longo, então quem tiver interesse no assunto.... só um pouquinho de paciência ok :)

Já mencionei algumas vezes por alto, mas nunca abordei esse assunto de fato, do jeito que realmente foi.
Por mto tempo tive vergonha, me senti culpada. Mas hj sinto que já tenho forças pra reviver isso td de novo.

Eu tive depressão pós parto depois do nascimento da Alice.

No começo eram só episódios de choro, de estresse, eu pensava ser os hormônios, um simples baby blues que passaria logo. Mas não foi assim.

Os dias foram passando, as dificuldades da maternidade aumentando (icterícia nos primeiros dias, cólicas nos primeiros meses, picos de crescimento, introdução do LA) td isso somado ao cansaço, ao sono, a falta de tempo pra mim, a baixa auto estima foram me desnorteando. Tudo isso que eu falei é natural para praticamente tds bebês e mtas mães tb passam por isso, mas de alguma forma, não sei, eu não conseguia lidar com td isso, não tinha forças.

Não sei ao certo o que causou, mas sei o que eu sentia. Não me entendam mal, eu amei minha filha desde o primeiro instante, eu nunca a culpei de nada (mesmo pq ela foi extremamente desejada, esperada, planejada) e graças a Deus (sim, ainda poderia ter sido pior) jamais passou pela minha cabeça fazer qualquer mal a ela.

Meu problema era comigo. Eu me sentia extremamente triste, uma tristeza que chegava a doer o peito, uma tristeza que nunca vou conseguir explicar. Eu não queria mais existir como pessoa, não queria amigos, não queria ser esposa, não queria ser mulher, ser humano, queria ser mãe e pq minha filha precisava. E foi por ela que eu não desisti.
Muitas vezes eu pensei em morrer. Ficava hrs planejando isso, aí olhava pra Alice e eu sabia que eu precisava estar ali pra ela.

E pra completar td esse turbilhão eu tinha mta vergonha de contar para as pessoas o que eu sentia pois essa deveria ser a fase mais feliz da minha vida, tinha medo que não me entendessem, que não me achassem merecedora de ter a minha filha, de ser mãe.

 Hoje consigo ver que eu estava doente, que eu precisava de ajuda, que eu precisava falar, gritar, me tratar. Eu não seria a primeira e nem a última mulher a passar por aquilo, mas na minha cabeça isso não existia.

Meu marido via que existia algo de errado comigo mas tb não entendia bem o que era, afinal eu não conversava, só brigava com ele (por td) e sem motivo. Ele foi de uma paciência impressionante.

 Eu não fiz tratamento, não tomei remédios, não procurei ajuda profissional. Por isso demorou tanto para passar, pq tive que lutar sozinha, só com a força dentro de mim que eu nem sabia que tinha e com o amor que sentia pela minha família e principalmente pela Alice.

Não sei exatamente quando melhorou mas foi um processo gradativo e um dia quando eu vi, só sentia vontade de chorar de felicidade por tudo que estava vivendo, senti que as dificuldades não me derrubavam mais.

Porque eu escrevi esse post agora, tanto tempo depois? Pq esses dias conversando com o marido sobre ter outro filho daqui alguns anos, ele me disse sinceramente que não quer ter outro filho pq não quer que eu passe por td aquilo novamente.
Fiquei sentida mas o entendi, a diferença agora é que caso aconteça novamente eu não vou mais sofrer sozinha, eu vou pedir ajuda.

E é isso o que eu gostaria com esse post. A depressão pós parto é uma realidade e não escolhe as vítimas, por isso se vc teve um bebê (que pode ter sido recentemente ou não) e sente uma tristeza que não é passageira, não se cale. Fale com sua família, busque apoio e procure seu GO que certamente vai te encaminhar para um especialista.

Bjo para tds e fiquem com Deus!

12 comentários :

  1. Gostei do post... pois acho que as pessoas sentem essa vergonha de falar de desabafar e acaba sofrendo dobrado... seu marido foi um amor em ter paciência com vc... é muito difícil lidar com a depressão... seja ela por qual motivo for!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Ow minha querida podia ter falado comigo, na vdd íamos nos abraçar e chorar pq eu olhando p trás tive o baby blues e sei oq deve ter passado é uma sensação horrível um sentimento assustador né? Mas vc é forte, somos fortes com ajuda ou sem, com remédio ou sem, no meu caso começou a melhor quando gui já tinha uns 3/4 meses.
    Fiquem bem bjuss
    Aaaa morro de medo de ter outro justamente por esse fato por mais preparada q a mulher esta um filho muda de cabeça p baixo a nossas vidas e ser mae dona de casa esposa universitária e trabalhadora, puttttssssss é muito pesado, maaas Deus sabe de tudo não é mesmo?
    Bkuus

    ResponderExcluir
  3. É muito bom compartilhar essas dificuldades para as outras mães que passam pela mesma situação não se sentirem tão péssimas. Eu tbm fiquei muito triste, uma tristeza que eu não sabia explicar porque. Chorava e me sentia muito só, apesar de estar sempre cercada (mãe, marido, sogra, etc). Achava que aquele "trabalho" era só meu (e era! E é!) e que eu podia não dar conta. Mas dei. Passou a tristeza. Passou, pra mim, pra vc e para as outras vão passar também.
    Agora quero passar de novo pela experiência. Quero um novo bebê e a nova oportunidade de mostrar que sou forte e capaz de superar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ler relatos assim nos ajuda muito em entender o que pode acontecer com a gente depois do nascimento de nossos pequenos... ter o apoio de todos da familia é essêncial nessa fase... que ótimo que seu marido te apoia em tudo e que vai estar sempre ao seu lado... Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Oi Lalah!

    Muitas pessoas não entendem que a depressão é uma doença e séria!!! Vc foi forte em ter passado por ela sozinha!!! Mas o certo é pedir ajuda profissional...
    Mas Graças a Deus vc se curou, amiga =)

    beijos!!!!
    Gábi

    ResponderExcluir
  6. Lalah, adorei o post! Pra começar, depressão pos parto não é falta de amor. E ela é tão comum! A gente tem que conversar mais sobre isso, apoiar as novas mães no puerpereo, não julgar e temos também que mudar na nossa cabeça essa ideia de amor materno. O amor de mãe não nasce com a gravidez (pelo menos no geral). E muitas vezes nem mesmo com o nascimento do bebê. Ele vem de mansinho e cresce a cada dia. Depois de ter um neném a mulher fica extremamente frágil, precisa de ajuda e não deve fingir um sentimento só pra se encaixar no estereotipo que as pessoas julgam certo. Espero que pro segundinho seja melhor pra você!
    E by the way, você já planeja um segundinho pra breve? :)

    ResponderExcluir
  7. Nossa que bom que vc esta bem e conseguiu passar por isso sem ajuda, mais agora em uma próxima gestação caso vc desejar vai estar preparada e se Deus não ira passara por isso novamente, eu tive depressão antes de engravidar e tive o baby blues foi por 3 meses ficava brava chorona ,com raiva ate do bb mais nunca tentei fazer mal para ele ou comigo ,meu bb meu amor .....mais senti as vezes que não não conseguir mais passou rapido ufa bjo

    ResponderExcluir
  8. Corajosa vc de vir falar deste assunto e graças a Deus vc venceu e sozinha .Lindo seu marido te compreendendo mesmo sem entender.

    ResponderExcluir
  9. Amiga chorei lendo o post... sei pelo que passou, e você é guerreira demais, te admiro muito!
    E sim temos que abordar mais assuntos como esse, porque são de extrema importância e ajuda muito viu!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Amiga chorei lendo o post... sei pelo que passou, e você é guerreira demais, te admiro muito!
    E sim temos que abordar mais assuntos como esse, porque são de extrema importância e ajuda muito viu!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Isso é tão comum e tão pouco divulgado.... Parabéns pela iniciativa..

    Bjks

    http://trajetoriadeumamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir