Manual de sobrevivência do bebê resfriado

Oi, amigas!

Acho que demorei mais de 1 semana pra conseguir terminar esse post (Dona Alice ligadona no 220) mas escrevi para ajudar as mamães que nunca passaram por isso.
E espero que NUNCA passem, mas infelizmente o resfriado é como chamam "doença da infância" e nessa época então todo cuidado é pouco.

Ah e não que eu me ache especialista no assunto, afinal foi só um resfriado que eu tive que lidar (e espero que não seja mtos pela frente).

Mas com um bebê dodói qualquer conselho é válido né?

Assim que vi que Lili estava espirrando e fungando e coçando bastante os olhinhos (e não era sono) já sabia que havia algo errado. No dia seguinte já amanheceu cheia de catarro, com o narizinho escorrendo mto e tossindo. Ai foram 7 dias desses sintomas, isso incluindo ainda um bebê chatinho, manhoso, choroso E que não dormia nada, nem de dia nem de noite (tente vc dormir com um nariz super entupido!)

Eu como boa mãe de primeira viagem já recorri a querida pediatra. Segundo ela os sintomas da Lili eram de um resfriado comum, que eu deveria ligar o meu alerta para os seguintes sintomas:
- Febre (acima de 37,0 - sinal de infecção, não teve)
- Chiado no peito (peito cheio de catarro o melhor é fazer nebulização, mas graças a Deus não tivemos)
- Manchas no corpo (afinal estamos em época de dengue né, mas tb não teve )

E que fora isso, só receitou Salsep no narizinho de hora em hora (pra ajudar descongestionar) e Kaloba (um medicamento fitoterápico). Quero deixar claro que não estou promovendo a auto-medicação, só estou dizendo o que foi bom pra nós.

Então com a minha breve experiência o que indicaria a vocês mamães para sobreviveram a um resfriado dos filhotes.

Itens básicos:
Termômetro (monitore a temperatura o tempo todo, temperatura subiu: fale com o médico, se não conseguir, PS - eu pelo menos não fico com bb com febre em casa de jeito nenhuuuuuum e o medo das convulsões?)
Descongestionante receitado pelo médico (é um sofrimento para o bb o nariz entupido, um descongestionante vai te dar pelo menos 1 ou 2h de sono durante a noite rs)
Aspirador nasal (outro sofrimento é o narizinho cheio de catarro e eles não sabem por pra fora, um aspirador é baratinho, o da Lili foi uns R$10,00 e faz toda diferença - ela odeeeeeia usar mas alivia bastante!)

E para as mamães:
Estado de alerta (resfriado é coisa simples, mas pode ser o princípio ou desencadear algo mais sério, radares sempre ligados para sintomas diferentes e instinto maternal tb! É como eu sempre digo: não exitem em encher o saco dos pediatras - eles recebem pra isso rs - ou levar no hospital se preciso - o povo tem o papo de que PS é antro de bactérias e vírus, mas vai ficar em casa, esperando o que?)
Paciência, MTA paciência! (gente é uma loucura um bb doente, é colo e peito o dia todo, é choro chato (de dor tadinhos rs) que quase te leva a loucura, noites em claro e esgotamente, é claro. Mas lembre-se que são alguns dias e nada que um bom cuidado de mãe não resolva.)

Mas passa tá gente? rs Em 7 dias Alice tava a todo vapor de novo!

Como eu já disse, espero que os pequenos não passem por isso, mas caso aconteça, espero ter ajudado!

Bjos!!!!!




6 comentários :

  1. Lalah, eu acho que devia ser proibido criança ficar doente, sério, é muita judiaria.
    Ano passado João teve um resfriado, foi terrível, ele chorava, eu chorava, mas ainda assim nao foi nada muito sério, graças a Deus.
    E realmente passa, cada dia parece que a coisa vai piorar, mas não, passa.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Será que se eu ficar resfriada, seria muito ruim?

    http://sendomaeaos20.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem ruim tb, Gabi!
      Principalmente pq vc tem que estar sempre 100% pelo bb, e doente fica dificil... e tem que tomar cuidado pra não passar por bb!
      Use uma máscara perto dele, pode ajudar!
      Bjos!

      Excluir
  3. Oi amiga, Davi tb teve seu primeiro resfriado neste mês... E chegou a 39.2 de febre!!! Fizemos mta inalação, remédinhos e salsep tb... Foi um sufoco, mas em 1 semana estava zero bala tb!!! Ufa!

    Mas MUITO legal o post!

    bjssss

    ResponderExcluir
  4. Eu sofri com o be porem aki foi quase 1 mes ..tadinho o nariz mto entupido aki foi mta inalação com soro e 1 gotinga de berotec ele tomou xarope pra tosse durante 6 dias mas nao adiantou nda ele piorou troquei de pediatra q logo me receitou Amoxilina 10 dias e agora sim ele ja esta otimo ..mas a gente sofre junto né!!!

    ResponderExcluir
  5. Graças a Deus aqui ainda não tivemos que passar por isso, pq já morro de dó em dar os remedinhos do refluxo!
    Beijos

    ResponderExcluir