O que (quase) ninguém te conta sobre puerperio

Seu puerperio pode passar rápido, você pode se adaptar com bastante facilidade e tirar tudo de letra.
Mas nem sempre será assim. Comigo não foi.

A recuperação do seu parto (independente da forma que for) pode não ser mto fácil ou indolor. Você pode ter limitações físicas. Você pode sofrer por não ter conseguido o parto que sonhou.
Mas vai passar. Sim, seu corpo vai ter forças suficientes para se recuperar, afinal uma vida precisa de vc pra cuidar. E mesmo que seu parto não tenha sido como desejou, trouxe ao mundo seu filho com saúde, e isso é o mais importante.

Vc pode ter uma experiência bem tranquila e prazeirosa com a amamentação.
Ou não. Isso pode não ser tão fácil como dizem.
 Seu bebê pode ter dificuldades no início, vcs podem demorar a se "ajustar" um ao outro, vc pode ter os seios machucados... mas tudo isso também vai passar. Seu bebê vai aprender a pega certa, vc vai se acostumar ao ritmo do seu bebê, vcs vão sentir prazer nesse momento, e amor, muito amor!
A tal da "livre demanda" tb não é fácil, é mta entrega, doação, abdicação. Mas vale a pena! Ver seu bebê crescendo forte e saudável graças a vc, não tem preço!

Você vai se sentir perdida. Por mais que tenha experiência com bebês, com o seu é bem diferente. No começo vc não vai conhecer os choros dele, identificar as necessidades e isso é normal. Ele passou 9 meses dentro de vc mas é agora que vcs se conhecerão de fato. Não se desespere, mantenha a calma e respire fundo,logo vcs estarão se conhecendo tão bem que vai reconhecer cada carinha que ele fizer.

Pode ser que vc sinta vontade de chorar. Chore! É muita coisa acontecendo ao mesmo tempo vc acabou de passar pela maior transformacao da sua vida. O importante é estar sempre cercada de pessoas que te amam.
 E não tenha vergonha de pedir e aceitar ajuda até se acostumar a nova rotina. É normal sentir medo! Tudo que é novo pode causar medo, e agora você tem algo mais precioso pra zelar, é muita responsabilidade sim.
Mas como eu já disse, é o amor por essa nova vida que vai te dar força e coragem.

Sim, o sono pode ser incapacitante. Por mais que vc tenha dormido mal a sua gestação, acostumar a rotina de sono de um RN é muito complicado. Não tenha vergonha em deixar tudo e todos para descansar tds as vezes que o bebê dormir. E assim você vai se acostumando.

 Pois é, essa fase não é fácil e eu espero de coração que você nunca passe por nada disso.
Mas caso aconteça com você, mantenha a serenidade sempre e não se culpe, isso não demonstra que você não ame seu filho ou que não estava preparada para te-lo.
Só significa que você é um ser humano e seu corpo e seu cérebro precisam se adaptar a sua nova fase.
Ah e não se esqueça nunca. .. tudo isso vai passar!
E até das coisas ruins você sentirá saudades!

6 comentários :

  1. Me lembro como hoje tinha 15 dias que o Anthony tinha nascido e minha mãe estava comigo em casa para me ajudar, passado os 15 dias minha mãe tinha que voltar eu me fiz de forte eu posso pode ir mãe quando ela ia saindo pela porta abri o berreiro kkk era uma criança se desaguando com outra no colo era tudo novo tudo esquisito não dormia não comia bem tava com infecção de garganta anemia kkkk ela ficou mais 7 dias eu acho rs foi dificil para mim nos 2 primeiros meses acho que ate o 4 meses mais é um amor inesplicavel que vai superando cada etapa cada mês e eu precisei de apoio bjo otimo post!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Lalah!

    Beijo
    ;)
    www.umalindapromessa.com

    ResponderExcluir
  3. Lalah, este é pra mim o post mais lindo do seu blog inteiro. Sério mesmo! Acho que todas as mães irão se identificar. :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom,útil,real e informativo que muitas mamães possam ler este post.Bjos Lalah e Lili que esta cada dia mais linda

    ResponderExcluir
  5. lalah super verdade tudo o que vc escreveu é um mundo novo né
    acho que quase todas passamos por tudo isso mas olha só TUDO PASSA e passa mesmo rsrs e olha eu aqui morrendo de vontade de ser mama~e de novo rsrsr

    beijossss na Alice!!

    ResponderExcluir
  6. Logo logo sou eu vivendo isso... por enquanto fico aqui na expectativa imaginando e me preparando... porque sei que não será fácil... mas espero estar pronta para tudo....

    Amei o texto

    Bjks

    http://www.trajetoriadeumamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir