Ano novo, quarto novo (ou tentando um quarto montessoriano)

Oi queridas!
Como estão?
Nós estamos bem, graças a Deus!

Hoje vamos falar sobre algo que amo: decoração! Mais especificamente sobre a nova "decoração" do quarto da princesa.

Antes dela nascer, eu amei montar seu quartinho. Foi a realização de um sonho, planejar td, escolher, por a mão na massa e amei como ficou.

Mas ele nunca foi mto funcional pra nós pq seu berço teve pouquíssima utilidade rs Lili dormiu conosco até os 3 meses,  depois dormiu no berço dos 3 aos 8 meses,  ai com a crise dos 8 meses voltamos pra cama compartilhada.

Qdo tentei voltar ela não aceitou mais, o berço já não tinha o espaço que ela precisava pra se mexer e se virar a noite inteira.

Aí eu que já havia lido sobre os quartos montessorianos ainda na gravidez, procurei mais sobre o assunto e vi que era possível fazer algumas modificações e fazer um quarto nesse estilo, ou a maior parte dele, pq completamente ainda é impossível pra mim.

Pra quem não conhece, bem resumidamente (mais abaixo deixarei alguns links pra quem quiser ler mais sobre) o quarto montessoriano deve ter tudo na altura da criança, pra que ela tenha acesso a tudo e isso sirva como estímulo não só para a sua liberdade, como para ela explorar seus brinquedos e outros estímulos que tenha no quarto.

Enfim, mexendo aqui e acolá, consegui fazer um quarto "quase" montessori, quase pq itens como a cômoda (não tenho lugar pra guardar as coisas) e o trocador (tenho escoliose e não consigo trocá-la na cama) eu não consegui, tirando assim o espaço que eu poderia colocar brinquedos e objetos para estimula-la. Enfim, tenho a esperança de conseguir arrumar tudo, um dia rs

E assim estamos agora...

Pras mamães cismadas... o colchão não fica no chão, tem um edredom por baixo e mais o tapete de eva


A tomada foi desativada aí está só o espelho lacrado

Tive que organizar a posição da cômoda (nào reparem a bagunça de fora, era dia de faxina rs)

Outra mudança foi que os nichos com enfeites agora guardam os seus livrinhos (e sua coleção está crescendo!)

Para nós, essa mudança foi maravilhosa, coincidência ou não, ela passou a dormir bem melhor, tem bastante autonomia, se acorda de madrugada ou de manhã, nem chora já vai brincar com os brinquedos e pronto.

As mudanças que quero fazer é conseguir tirar a cômoda e o trocador e colocar os brinquedos dela que ficam na sala (a toca, o pula-pula, piscina de bolinas) e quero colocar prateleiras baixas (na altura dela) com os livrinhos, pra ela pegar a vontade.

Pra quem já esqueceu como era o quartinho da princesa... veja aqui

E leia mais sobre os quartos montessorianos aqui.

E aí, o que acharam?

Beijos e excelente fds!!!!!

15 comentários :

  1. Oi Lalah!

    Que legal ela acordar sozinha e já ir brincar, super independente =)

    beijosss!!

    ResponderExcluir
  2. Amei o jeito que ficou, eu tenho o sonho de deixar o quarto das meninas mais funcional pra elas, já que o jeito que ele está agora é funcional pra mim'. Se Deus quiser eu ainda consigo'... Continua tentando as modificações que ele acaba ficando como você quer'
    Beijoos'

    http://fernandaconversandosobretudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse negócio de quarto ta me tirando o sono, tenho medo de gastar horrores num quarto com berço e depois não suar. Sou adepta desse modo, mas quero colocar em pratica quando a Liz estiver como a Alice já brincando sozinha etc.
    Adorei como ficou!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna eu não investiria em um berço novamente! No máximo um desses desmontáveis antes de por o bb no colchão no chão!

      Excluir
  4. Adoreiiii.. Já vendi o berço do pequeno e ia comprar uma cama, mais acho que vou fazer um quarto montessoriano pra ele.

    Beijoss

    ResponderExcluir
  5. Vai melhorar! Vc vai ver!
    Na torcida!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Ficou otimo! A Malu esta no colchao tb desde os 6 meses e tem funcionado super bem! Bjos

    ResponderExcluir
  7. ficou muito bom, eu tbm apoio esta ideia de quarto montessoriano, pena que o meu Davi dorme no meu quarto pois minha casa ainda nao tem um quartinho somente dele...mas pretendo mesmo assim colocar na minha sala o tapete de eva e os brinquedos para que ele possa ter a liberdade de explorar e brincar!!! parabens o quarto esta otimo!
    posso dar uma dica: coloca o tapete de eva no quarto todo!

    bjao

    *venham conhecer meu blog onde conto tudo sobre gravidez, e agora sobre o desenvolvimento do Davi!!
    http://biancasantoro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Acho bem difícil mexer com esses Eva, eles pegam sujeira mto facee são super difíceis de limpar. Não sei se conseguiria manter um quarto com o chão todinho assim rsrsrs
      mas mto obrigada pela dica!
      Bjo!

      Excluir
  8. Adorei !!! pena que aqui tem umas aranhas horrorosas não posso fazer assim vira e mexe entra uma ble bjo

    ResponderExcluir
  9. Lalah preciso da sua ajuda urgente.. Marido não quer berço e já falou que vai fazer planejado para ficar melhor ainda .... Mas não consigo achar um bem legal para mostrar para o marceneiro.... Ah quanto a cômoda na maioria dos quartos montessoriano que eu pesquisei tinha cômoda sim.... Mas junto com o guarda roupa ......

    Bjks

    Jeh

    http://trajetoriadeumamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Lalah morro de medo de quarto assim. Mas Não posso negar que o objetivo dele é algo q me chama a atençao.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Lalah morro de medo de quarto assim. Mas Não posso negar que o objetivo dele é algo q me chama a atençao.

    Beijos

    ResponderExcluir